quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Minha Vida

Emanuel Machado nasceu em 12 de agosto de 1986 em Gravatal, cidade do sul de Santa Catarina. Filho de Evaldo do Amaral Machado e Ana Maria Rodrigues Machado, viveu sua infância ao lado de suas três irmãs: Marlei Rodrigues Machado Ilíbio, Luciani Rodrigues Machado e Lucirlei Rodrigues Machado. Sendo ainda bebê, tornou-se vítima de uma série de problemas de saúde: Bronquite alérgico, pneumonia e refluxo. Sua mãe, apesar das dificuldades financeiras, jamais desanimou. Foram várias viagens à cidade de Criciúma, onde permanecia enquanto a criança estava sob observação médica. Houve internações também no Hospital Nossa Senhora da Conceição, localizado na cidade de Tubarão, onde Emanuel ficava aos cuidados do Dr. Olegário Menezes.

Em 1992, ele passa a ser aluno do pré-escolar na Escola Reunida Joaquim Cardoso Duarte em Pouso Alto, bairro do município de Gravatal. Sendo muito apegado com a mãe, encontrou dificuldade nos primeiros dias de aula e chorava muito pela falta que sentia. Gostava muito de desenhar e, inspirado pelos animados da TV e revistas em quadrinhos, demonstrava muita criatividade e facilidade nos traços. Seu pai passou a guardar esses desenhos no local de trabalho. Ainda nessa escola, tornou-se um dos alunos de maior destaque: Sempre o primeiro a terminar os exercícios e com uma sede de leitura invejável. Emanuel costumava escrever pequenos textos e desenhar seus personagens. Certa vez, por curiosidade, sua professora lhe pergunta: “Em que pretendes trabalhar quando crescer?”. Com apenas 8 anos, ele responde sem demora: “Quero ser autor de livros”. Ali, Emanuel já sabia que seus sonhos infantis e amor pela escrita eram tão fortes que predominariam até a fase adulta.

Em 1994, residia na Luís Pedro Onofre, 34, onde aconteceu uma tragédia. Após vários dias de chuva sua casa é inundada. Junto de sua mãe e suas irmãs escapava enquanto seu pai procurava salvar os móveis e eletrodomésticos. Não havendo mais força para lutar contra as correntezas, Emanuel fora levado, sendo salvo em seguida por um vizinho. Quando a água baixou, presenciou sua caixa de brinquedos mergulhada em lama e insetos mortos. Parentes e vizinhos formaram um mutirão para ajudar a família a se recompor. Traumatizado pelo ocorrido, orava com grande tristeza todas as vezes em que chovia. Temia que a água voltasse e levasse consigo seus pertences, em especial sua vasta coleção de fitas de vídeo. Mais tarde, se mudam para a Manoel Antônio Machado, 23, onde estariam seguros desse mal.

Em 1997, passa a estudar na Escola Básica Catequista Joana Pendica, também localizada em Pouso Alto, local onde se tornou amigo da professora Terezinha Padilha que teve papel importante na sua educação. Terezinha era professora de história e em seus trabalhos costumava explorar a criatividade dos alunos. Como não poderia ser diferente, Emanuel fez sucesso. Seu trabalho mais popular foi Os Doze Trabalhos de Hércules. Nessa disciplina ele também aprofundou seu lado crítico ao aprender a ter opinião própria sobre o mundo à sua volta e a julgá-lo com fundamentos. Sendo adolescente, também enfrentou problemas nessa fase, mas atendeu aos conselhos de sua irmã Lucirlei e visitou uma pequena igreja evangélica, na qual mais tarde, em 1998 passa a ser membro. Ali, começou a cantar e descobriu que tinha talento para tal atividade. Os convites foram surgindo e se tornou uma figura conhecida nas igrejas do campo onde congregava. Fez parte da coordenação do grupo de jovens e do grupo de senhoras da Assembléia de Deus em Pouso Alto. Além disso, assumiu o posto de secretário da Escola Dominical.

Em 2001, se matricula na Escola de Ensino Médio Antônio Knabben, onde mais uma vez surpreendeu com seus talentos. Foi destaque em peças teatrais, entre elas: Jornal Genital e A Praça é Nossa in Español. Foi membro do Coral Esperança, regido pelo músico Jean Zanetta e também se apresentou cantando solo no evento Integração de Pais e Alunos. No mesmo ano fora admitido como Secretário Responsável pelos Requerimentos de Serviços da Cooperativa de Eletrificação Rural de Gravatal – Cergral, onde atuou por um curto período de 6 meses. A família entendeu que Emanuel era jovem demais para assumir um posto tão importante e ainda estudar, o melhor a fazer foi afastá-lo do cargo.

Em 2004 foi admitido para trabalhar no Setor Recreativo da Cia de águas Termais de Gravatal. Ocupando esse cargo, o jovem se tornou ocupado demais para se envolver com atividades religiosas. Passou a trabalhar em três diferentes horários ao longo do dia, sendo que, também não estava livre nos fins de semana. Foi nesse momento que o jovem se sentia distante de Deus que aflorou um brilhante talento: O ato de compor. No pouco tempo que lhe restava, Emanuel passou a compor suas canções e a separá-las em repertórios. A cada repertório pronto, ele realizava uma sessão de fotos e, logo após selecionava as quais usaria na produção de capa do CD. Parecia uma brincadeira, mas Deus tinha propósitos com isso. Cansado do trabalho e sedento de Deus, pediu sua demissão. Ele ainda cumpria seu mês de aviso quando um dos hóspedes o convidou para trabalhar como modelo. O jovem que sonhava em ser reconhecido por alguma atividade ficou com os olhos brilhando diante da proposta, conheceu duas agências e até iniciou o curso. Porém, assumiu novos cargos na igreja e desistiu desse projeto.

Em 2006, ingressou na Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul para cursar Comunicação Social – Jornalismo. Nessa época Emanuel já compunha com bastante freqüência e aliava com sabedoria essa atividade aos trabalhos da faculdade. Um exemplo disso foi o bem sucedido trabalho apresentado no Projeto Máquina do Tempo da disciplina Estética e Cultura de Massa. Na ocasião, ele falou sobre a evolução da música gospel brasileira e apresentou ao público um de seus repertórios. O trabalho foi aplaudido de pé e os ouvintes se emocionaram enquanto ele cantava uma de suas canções. Nesse mesmo ano, o jovem foi readmitido na Cia de Águas Termais de Gravatal, porém, dessa vez, para trabalhar como barman. Sem escolha, novamente abriu mão do seu fim de semana para poder pagar a faculdade. Mais tarde, ocupa o cargo de gerente da Central de Reservas do Castelo Palace Hotel, posto onde conseguiu mais tempo livre.

Em 2007, após participar de testes para seleção de novos integrantes para o coral da Unisul, Emanuel é aprovado. Os testes foram realizados no Espaço Integrado de Artes - EIA, localizado na própria universidade. O jovem fora classificado como tenor e soube da seleção através da divulgação com panfletos. “Estava suando em uma longa fila, aguardando ansioso para entrar no Circuito de Música, Poesia e Reflexões Coletivas, um dos grandes eventos do EIA. De repente, parte do coral começa a se apresentar e a distribuir panfletos que diziam: Coral Universitário, Compondo Sonhos. Pensei: É dessa vez!” _ diz ele. Junto do coral, Emanuel se apresenta em diversos eventos.

Em 2008, Emanuel têm suas primeiras canções gravadas: Meu Pai, Meu Coração e Sagrado Coração. Elas fazem parte do segundo CD do grupo MEJ. A procura desse grupo pelo compositor fez com que ele se empolgasse com o assunto e desenterrasse o talento que já estava adormecido. Emanuel registrou 109 canções e agora trabalha com elas oferecendo-as às gravadoras e cantores. Além disso, conta com a ajuda de pessoas que fazem a diferença em seu trabalho. Entre elas, o tenor Daniel Trisch, o músico José Augusto e o diretor de estúdio Edson Oliveira.

“Eu louvo a Deus pelo talento que tem confiado a mim. Assim como, pelo fato de ter me presenteado com uma sensibilidade de sentidos extremamente apurada. Isso faz com que eu perceba melhor o mundo a minha volta e o transforme em música.” _ Emanuel Machado

Perfil

Nome: Emanuel Rodrigues Machado
Apelido: Mano
Profissão: Jornalista
Nascimento: 12/08/86
Idioma: Português / Espanhol
Naturalidade: Gravatal – SC
Pais: Evaldo do Amaral Machado e Ana Maria Machado
Irmãos: Marlei Machado, Luciani Machado e Lucirlei Machado.
Estilo: Alternativo
Humor: Extrovertido / Simpático
Sua Marca Registrada: Sorriso
Hobby: Cantar
Cantor: Vitas
Cantora: Sarah Brightman / Cristina Mel
Leitura: Clássicos da Ficção
Programa de TV: Profissão Repórter / Programa do Jô
Filme: O Casamento do Meu Melhor Amigo
Defeito: Individualista
Qualidade: Criativo
Mania: Cantar na sala de aula.
Gosta de: Compor
Não Gosta de: Dirigir
Presente Que Gosta: CD / DVD
Cor: Azul
Perfume: Insensatez
Paixões: Música, literatura, teatro e cinema.
Esporte: Ciclismo
Dinheiro: Somente o necessário.
Cozinha: Italiana ( Massas )
Bebida: Sucos naturais
Fruta: Banana
Sonho: Gravar um CD / Publicar um livro
Página na Web: http://reflexodenarciso.blogspot.com

3 comentários:

Unknown disse...

Muiiito bom o texto amigo.. faltou só um pouco de modestia da tua parte..
tu é uma figura!
beijooo

adrian disse...

esse eu conheço e com certeza ja fez e vai fazer muito sucesso na vida! ele é 10 abraço amigo...

dile disse...

muito bom... ñ te conheço mas conheço a musica sagrado coraçao...muito linda

Postar um comentário