quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A influência dos astros na Terra

Cheia de energia própria, radiante. Delicada e graciosa para o menino que aponta o dedinho dizendo “Olha papai, que bela estrela!”. Ou ainda, aos milhares, de encher os olhos. O que seria mais bonito que o céu estrelado? Porém, não se deixe enganar. O cintilante brilho das estrelas que ao longe lembram pequenos vaga-lumes reflete o esplendor de grandiosas princesas. Poderosas ao ponto de atrair outros corpos do espaço e consumi-los com furor. Quando muito grandes, demonstram seu potencial maior numa grande explosão, resultando uma super nova e assim, formando outras estrelas.

Mas, com toda sua glória, nenhuma estrela conseguiu ofuscar o brilho daqueles que giram em órbita em torno dos planetas. São denominados satélites, ou luas. E, mesmo com pouca gravidade, conseguem influenciar em níveis consideráveis, seus respectivos planetas. Sejam altas ou baixas as marés, a lua as influencia. Tendo o poder de interagir com a Terra, influencia a vida desde os vegetais até os animais, sejam racionais ou irracionais.

A Terra, por sua vez, é apenas um dos nove planetas reconhecidos pelo homem. Com posição favorável à vida, consegue manter o equilíbrio térmico por estar entre os planetas internos. Segundo os cientistas, a vida terrestre passou por uma evolução extraordinária ao longo de milhões de anos. Dos seres unicelulares e plantas, surge nossa atual biodiversidade, incluindo o homem, que não acredita existir limites para sua evolução.

Dados comprovam que nos últimos duzentos anos a evolução científica e tecnológica cresceu de forma acelerada. E, cada vez mais, os conhecimentos humanos dobram ou até triplicam em períodos mais curtos. O desenvolvimento de máquinas, robôs, computadores e meios de transporte altamente evoluídos têm facilitado a vida terrestre. O homem tem alcançado seu objetivo em construir um mundo melhor, onde a ciência apresenta respostas concretas para solucionar suas dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário