quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A evolução da música gospel no Brasil

A música gospel vem ganhando cada vez mais espaço em todo o Brasil. Aos poucos, a barreira que separa esse estilo musical dos demais está sendo quebrada. Podemos observar isso na canção Recomeçar, interpretada por Aline Barros, que fez parte da trilha sonora da novela global, Duas caras. Outro exemplo são as categorias voltadas para este segmento no Grammy Latino, atualmente considerado a principal premiação de música na América Latina. Além disso, programas televisivos como Raul Gil, Conexão gospel e Show da fé dão ênfase a determinados cantores evangélicos, contribuindo para o sucesso de suas apresentações e venda de CDs e DVDs.

Gospel significa boas notícias, ou simplesmente, evangelho. Esse estilo musical possui raízes na tradição afro-americana. Segundo o pianista e organista, Daniel Latorre, os escravos que povoaram o continente americano trouxeram uma rica cultura que resultou em diversas formas de música. Os escravos vinham de diferentes partes da África, entre elas: A Costa do Marfim, uma área caracterizada pelos cantos ornamentados e instrumentos de corda; a Floresta Tropical que possuía ritmos complexos e instrumentos de percussão e a região da Angola, que era conhecida pela música vocal polifônica, separada em solista e grupo vocal.

As canções do filme Mudança de hábito II são exemplos do gospel original. Entre elas está Happy Day, onde um negro faz um solo e o coral acompanha cantando e batendo palmas. Outros exemplos são as composições de Alan Menken para o longa-metragem de animação Hércules, produzido pelos estúdios Disney em 1997. Porém, quando o gospel original veio para o Brasil como proposta de música religiosa, já existiam outras formas de música. Nesse caso, aconteceu uma mistura. Hoje existem vários ritmos na música evangélica brasileira, mas todos são denominados gospel.

Para o diácono da Assembléia de Deus de Pouso Alto, André Machado, a origem da música gospel é surpreendente. Ele diz que jamais imaginou que esse estilo musical fosse moldado pelos escravos, pois reconhece que existe certo preconceito dos evangélicos em relação à cultura africana devido as suas crenças e rituais. Porém, nem todos pensam assim. Em uma entrevista com o cantor e compositor Alex Silva, ele diz que já conhecia a história da música gospel e que tem todo o respeito pela cultura africana. Segundo ele, quando os escravos eram açoitados pelos brancos americanos, começavam a chorar e cantar com muita tristeza. Surgindo então, algumas técnicas do canto Black, como murmúrios e melismas.

A partir dos anos 80, surgiram cantores que revolucionaram esse estilo musical. Ousaram ao gravar canções com ritmos dançantes e, com o retorno financeiro, as produções se tornaram melhores. Na década de 90, os maiores sucessos foram pentecostais. Com canções que falam do poder de Deus, a cantora Cassiane se tornou a recordista de vendas da MK Music. Chegou a receber o disco de diamante pelas vendas do álbum Com muito louvor. Outras cantoras pentecostais de destaque são Elaine de Jesus, Shirley Carvalhaes, Mara Lima e Lauriete.

Em 2005 a MK Music prestigia sua nova recordista: Aline Barros. A cantora inovou a música gospel ao misturar pop, rock e adoração. É conhecida também em outros países e recebeu disco de diamante duplo pelo álbum Som de adoradores. Além disso, foi três vezes vencedora do Grammy Latino na categoria Álbum de música cristã em língua portuguesa.

Diante da competição existente, André Machado diz que a música gospel tem perdido parte de seu foco, que é adorar a Deus. Alex Silva concorda. Para ele, a busca pelo dinheiro é inevitável em um país capitalista. Diz ainda que, principalmente os profissionais das gravadoras, são loucos por dinheiro e que nada é feito sem pensar em retorno financeiro.

Um furacão chamado Marina de Oliveira

Marina de Oliveira promoveu uma verdadeira revolução na música gospel. Na década de 80, lançou seu primeiro CD intitulado Imenso amor. O repertório foi bastante ousado ao apostar em ritmos que descaracterizavam o estilo musical na época. Seu objetivo era apresentar a dança como uma forma de adoração a Deus. Porém, foi criticada por grande parte das igrejas evangélicas que apontavam a dança como uma heresia. Imenso amor foi um fracasso nas vendas, mas ela não desistiu.

A MK Publicitá, como era conhecida na época, foi criada apenas para realizar as gravações de Marina. Ao abrir as portas para outros cantores, teve a oportunidade de crescer. Aos poucos se tornou a principal empresa de comunicação gospel do país, a MK Music. Atualmente, a empresa detém 70% das vendas do gênero que representa 30% do mercado fonográfico.

Marina não se preocupou em mudar o estilo musical e continuou lançando seus CDs. Apresentou-se em diversas casas de show no Rio de Janeiro, entre elas o Canecão. Cantou em diversos programas televisivos, como o Planeta Xuxa, e ainda produziu eventos de grande porte como o Canta Zona Sul, que reuniu mais de 160 mil pessoas nas areias de Copacabana. Atualmente é cantora, empresária, artista plástica, coreógrafa, roteirista, diretora e apresentadora de TV.

Em 2002, lançou o CD Remix 17. O repertório foi composto por antigos sucessos distribuídos em 17 faixas remixadas. Mais uma vez foi alvo de críticas. A rejeição do público pelo trabalho musical foi tamanha, a ponto de Marina tomar a decisão de não lançar mais CDs inéditos. Porém, aconteceu algo. Apesar de ter sofrido um acidente e ter fraturado a perna, Marina viajou para Belo Horizonte, onde estava sendo realizado o 7° Congresso Internacional de Louvor e Adoração Diante do Trono. Lá, diz ter sido tocada pela mão de Deus, a ponto de quebrar o silêncio e investir em novas gravações. Seus últimos CDs foram intitulados Meu Silêncio e Eu não vou parar.

Diante do Trono arrasta multidões

O Diante do Trono é um grupo musical formado por mais de 30 integrantes. Entre eles estão os músicos que compõem a orquestra, os vocalistas e a Cia de Dança. Todos congregam na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Anualmente, realizam uma gravação ao vivo somente com canções inéditas e em diferentes partes do país. Em 2003, o ministério de louvor atingiu seu maior público. Cerca de dois milhões de pessoas assistiram a gravação do CD e DVD intitulado Quero me apaixonar. O evento foi realizado no Campo de Marte em São Paulo.

“O objetivo do Diante do Trono é gravar em todos os estados. Por sinal, já estive em um dos shows. Em 2005 o grupo esteve em Porto Alegre, onde reuniu mais de 300 mil pessoas às margens do Rio Guaíba. Essa gravação foi para o trabalho musical Ainda existe uma cruz.”, diz o cabeleireiro Daniel Trisch.

REFERÊNCIAS:
http://www.diantedotrono.com/
http://www.hammond.com.br/
http://www.marinadeoliveira.com.br/
http://breguenaits.blogger.com.br/
http://spacegospel.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário