quinta-feira, 17 de setembro de 2009

E Falando em Amor...

Cerca de 800 pessoas prestigiaram o espetáculo Amor em canção 2008 que fora realizado no Espaço Integrado de Artes da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. O evento é responsabilidade do Coral Universitário e tem como objetivo homenagear os corações apaixonados em pleno dia dos namorados. Dividido em diferentes atos, o roteiro desse ano apresentou o amor em suas diferentes facetas. Do amor puro ao sedutor. Do amor cativante ao irreverente. Do amor presente ao amor ausente. “Embora tivéssemos pouco tempo para definir o repertório e programar os ensaios, estamos satisfeitos com o resultado e a repercussão”, diz a maestrina Maria Miranda da Silva.

Após a belíssima abertura instrumental, entra em cena o tenor Emanuel Machado vestido de branco e seu par romântico, a contralto Ivana Machado vestida de vermelho. Juntos discutem sobre as diferenças entre o amor puro e o amor sedutor. Chegam à conclusão de que, um deles só se completa com o outro. Encerrando o diálogo, o coral se aproxima cantando Toda forma de amor com solo do tenor Rafael Kohn. “O nervosismo antes de assumir o palco é normal. Acredito que essa ansiedade é o que nos faz dar o melhor de nós. Quanto a mim, principalmente, pois cantava logo a primeira canção”, diz ele. Na seqüência, o público se emociona com Azul da cor do mar, sucesso de Tim Maia e, concluindo o primeiro ato, a soprano Clarissa Constante e o baixo Guilherme Passarela fazem solo na canção Assim sem você.

O palco estava decorado com gravuras românticas em preto e branco que foram coladas sequencialmente, lembrando tiras de cinema. A banda esta posicionada em um local mais elevado, pois só assim poderiam acompanhar a regência. A mesma é composta pelo baterista Jean Borges, pelo tecladista Josué Bittencourt, pelo guitarrista Josemar Baschiotto e pelo baixista Tiago Bento. Acima dela, cenas românticas eram reproduzidas em quatro telas de plasma. No início do segundo ato, entra em cena a soprano Mariana Lidorio, o tenor Wagner Bittencourt, a contralto Lizimere Costa e o baixo Neemias da Silva. Juntos formam um quarteto que passa a refletir sobre as diferentes facetas do amor. Deixando o palco, o coral se aproxima cantando Amor perfeito com solo da contralto Karolina Brígido. Logo após, cantam Sina.

Ao cantar I’ll be there, o tenor Hélio Jr. E a soprano Marina Alano dão um show à parte. Em seguida, o coral se apresenta de maneira fúnebre. Enquanto sopranos e contraltos vestem uma capa preta, tenores e baixos usam camisas e óculos da mesma cor. É o momento mais dramático e melancólico do evento. A soprano Emanuela da Silva interpreta o clássico composto por João Bosco, Corsário. Concluindo essa canção, o coral canta Eu sei que vou te amar enquanto retira as roupas pretas, deixando aparecer o uniforme vermelho que vestia por baixo. Em seguida, cada coralista toma uma rosa e presenteia alguém da platéia ao som de Only Hope na voz da soprano Juliana Martins.

Um barzinho montado no palco aguarda os coralistas para as canções mais descontraídas. Enquanto interpretam Conversa de botequim, a contralto Daniele Mina senta em uma mesinha e faz seu pedido ao garçom. Ele atende desastrosamente. Mas, quem pode impedir o amor? Apaixonada, levanta-se da mesa e interpreta Meu ébano, sucesso da cantora Alcione. A participação do Grupo de Dança da Unisul deixa a canção mais bonita. De repente, as luzes se apagam e um cupido invade o ambiente recitando poemas e trazendo Chuva de prata. Com intenção de encerrar o evento, o coral interpreta a divertida Frevo mulher e, em seguida, repete Toda forma de amor. Deixando o palco, o público pede bis. Então o coral retorna e canta Será, uma das canções mais queridas de seu repertório. E assim termina o Amor em canção 2008 que foi apresentado pelo jornalista Fábio Cadorin e transmitido ao vivo pela Unisul TV. Devido ao sucesso, a emissora reapresentou o espetáculo três dias depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário